*DespertinE*

Despertar para o questionamento da realidade...essa é a nossa função em Despertine* ... publicarei meus textos e espero publicar o de outros interessados no Ceticismo... por AleX OldboY*

Saturday, January 13, 2007

"Saindo do Trilho" (Alex OldBoy)

Quantas vezes você já não se perguntou se estava no caminho certo,isso independentemente do assunto no qual essa interrogação foi aplicada.O importante é: -não se deve fugir da pergunta.
As bases filosoficas mais firmes afirmam:"Não terás uma resposta para tudo,e sim um leque cada vez maior de perguntas."
PORQUE QUESTIONAR?
A questão nos levaria a uma explicação totalmente complexa,onde daríamos voltas na mente humana de forma chata e extremamente entediante.Por isso,basta alcançar um nível resumido para que isto seja concluído.
Quando você nasce,é admitido,lógicamente,em uma crença adotada por seus pais,ou por escolha deles,isto tem uma razão lógica humana destacada,sem uma crença a grande maioria das relações entre pais e das crianças não teriam sequer um sentido na vida.É necessário para uma criança uma crença,nem que seja um tanto fantasiosa e surreal,isso é uma necessidade.Senão,como diferenciaríamos o bem do mal,o ser maior do ser menor,etc,isso chega a nos coçar a mente,provoca a sensação de estar num "caminho certo".
Porém,a falha começa a surgir quando a criança aprende dois conceitos básicos:o "EU" e o "NÃO". Como indentificar tais sinais num filho é assunto para auto-ajuda,e não é isso que pretendo com este texto. Mas esta aprendizagem deve ser tida como um fruto da evolução do ser.Isso é imposto nas leis naturais, não só os seres racionais como também os irracionais passam,uma hora,a encarar-se de frente com tais idéias explodindo na mente.
A Falha na qual eu me refiro no parágrafo anterior é uma falha na crença,e não na criança.Uma crença exige disciplina,exige até mesmo a quebra de algumas regras para que o ser que a possui atravesse a reputação necessária para se por na posição de "um ser imperfeito,como qualquer outro".Pois se a crença fosse posta em uma máquina como um sistema operacional,esta seria perfeita,e não há ser perfeito no universo,não há sequer o sentido da perfeição.Portanto,voltando ao assunto,o "eu" e o "não" são os demônios que a crença mais teme.Pois uma crença exige também confiança,e muita confiança.A oposição "EU NÃO" vai contra as leis da igreja,já que quando se erra no padrão dela você não erra,você PECA,e cá entre nós,pecados são na maioria abusos de boa vontade.
Na adolescência o ser toma um rumo importante,ou ele continua seguindo a trilha imposta quando criança ou ele começa a questionar.Aí neste ponto,sua reputação começa a entrar em risco,pois questionar é um pecado,e para um crente,um pecado muito cruel,pois com cerca de 15 anos de caminho trilhado é complicado bater de frente com a questão filosofica do verbo "ser".Particularmente,precisei de tamanha coragem para julgar o padrão religioso que eu seguira até certa idade,quando,com a ajuda de algumas informações sobre uma tal "inquisição",etc,me alertaram sobre a verdade da "igreja Católica".
Na época,o pensamento até então pecador tornou-se uma rotina de pesquisas introspectivas,já era um passo importante na minha carreira de cético.Perguntas como:_o que é bom e mal?_deus existe?_o universo é infinito?,etc...começaram a me atormentar quando entrei no colegial.A pergunta que me fez mudar totalmente o rumo das coisas foi essa,enfim:_COMO SABER SE ESTOU ACORDADO OU SONHANDO,COMO SABER SE MEUS SENTIDOS NÃO ESTÃO ME ENGANANDO? Com esta pergunta, resolvi me apegar à prática cética de questionar o real,o perceptívela através dos sentidos.
Eis a questão do QUESTIONAMENTO,quando ele surge pra valer,é recomendável que preste atenção na sua proposta.Questionar TAMBÉM é um processo instintivo,portanto,se uma pessoa não questiona sua crença ela é ignorante.
A Bíblia é considerada pela maioria católica um "MANUAL PARA A VIDA",mas podemos viver sem ela. O questionamento é o primeiro sinal para um ceticismo eminente, quando nos perguntamos porque há tantos Deuses e nenhum Deus único é porque estamos querendo chegar a resposta de que nada que o humano cria em dogmas é completamente exato e "real".
Questionar não passa de um instinto natural do ser humano, é normal e saudável, não é atoa que os maiores gênios de toda história são na maioria céticos, muitos chegaram a ser enforcados e torturados pela igreja por serem de tal ideologia cética.
Ateísmo vs. Ceticismo
Muitos céticos são considerados ateus hoje em dia, pois muitas pessoas ainda tem a idéia de que cético é aquele que não acredita em nada que não é físico.Melhor dizendo, o ateu somente confia toda sua percepção de "REAL" e plausível aquilo que seus cinco sentidos podem captar. Eu, pessoalmente, considero muitos ateus ignorantes, sem querer causar nenhum tipo de constrangimento, mas é oque eu acho. Como duvidar de coisas que estão a cada dia mais eminentes que não passam apenas de mitos e alegorias imaginárias. Um exemplo é a descrença dos Ateus na vida fora da terra e de Ovnis (ETs).
Há tempos tive a sorte de ver com meus próprios olhos um Ovni, a experiência foi impressionante mas não vem ao caso detalhes descritivos.A questão é que eu vi um Ovni, não um ET e nem uma prova de que aquela luz veio de outro planeta, eis o QUESTIONAMENTO, oque era aquilo? nada que eu conheça na terra poderia fazer tais manobras que a pequena luz fez.
Um OVNI ,Objeto Voador Não Indentificado foi oque eu vi, e não uma prova ou uma certeza, mas confio plenamente no meu senso perceptivo e sei que vi aquilo. Agora cabe a mim descobrir oque é aquilo e tirar minhas próprias conclusões. O Ateu ignoraria qualquer questão fora do padrão "humano" que ele conhece para explicar uma aparição dessa.
Não confunda Ateísmo com Ceticismo, são coisas muito diferentes. Ainda acredito que o Ceticismo é o estágio mais avançado que o Ateísmo poderia alcançar, mas isso não é possível explicar em palavras, apenas quem é cético e se propõe a resolver tal questão para entender. Simples assim: O CÉTICO QUESTIONA E O ATEU IGNORA OU PROCURA UMA RESPOSTA QUE ESTEJA DENTRO DO SEU CONHECIMENTO.
A Lei Universal da Liberdade
Você comete um crime e vai preso, certo? Mas está errado, oque acontece é isso mas não é a forma correta de acontecer se considerarmos a lei do universo. Esta lei eu uso para me manter sempre dentro dos limites do meu conhecimento sem abusar da minha boa vontade. É a seguinte:
"...não há autoridade no universo, somente o vazio vasto e negro, por isso, não há nada que possa lhe impedir de agir por conta própria, o planeta em que você vive faz parte do vasto universo, portanto, você ainda vive nele..."
Sem contar com o fato de que não há como sabermos se tudo que vemos e tudo que consideramos real e exterior não é um mero produto criado por nossa mente. Tudo que você conhece pode ser um sonho.Aprofundando um pouco mais você não pode descartar a idéia de que quando você acha estar sonhando na verdade está acordado. Oque você considera Sonhando ou Acordado, por mais que você insista , não há uma forma de diferenciar os dois estados, somente as duas palavras. Resumindo, tudo que você viveu não passa de uma dúvida incessante e eterna.
Alguns dizem que a resposta está no sono e na morte. Mas como toda questão cética, isso daria uma vida inteira de conversas e nenhuma conclusão.
Portanto, se quiser um bom começo no ceticismo, comece com cuidado na questão da liberdade universal, pense em si como um centro ou como uma força inegável que DEVE e tem obrigação de JULGAR sua existência, você verá que não está fazendo mais doque ser sincero com si mesmo, não ignore suas vontades, alcance suas metas interiores, SUAS metas.
Não Há Certezas no Ceticismo
Essa parte é mais simples explicar do que imagina-se. O cetico considera, acima de todas as conclusões que ele possa chegar, que sua mente tem um limite e TUDO pode ter uma explicação além da nossa inteligência. Você pode pensar que ele comete apenas uma perca de tempo, então pra que tentar tirar conclusões se no final você vai perceber que pode não ter chegado sequer no meio do caminho da resposta, mas o cético faz isso para chegar o mais perto possível, e como todos sabemos, o aprofundamento interior e a meditação profunda nos levam a estados além da conciência, oque já quebra a barreira do conhecimento humano atual. Meditar nas profundezas na mente nos leva a respostas que nenhum livro pode nos dar, experimente.
Certeza é o alvo do cético, mas nenhum cético chegou até ela, pois tudo pode ter uma explicação fora dos nossos sentidos e além da nossa imaginação.E não há nada melhor doque estar conciente de que tudo oque vivemos pode ser controlável ou questionável. Nos fazemos do mundo nossa mente e da nossa mente nosso mundo.
Uma Busca Individual e Profunda
Você Está Sonhando?!
Você com certeza já teve um sonho ou um pesadelo, que são ilusões criadas pelo subconciente no estado do sono, não é?...sim pode ser, mas se fugirmos da razão humana encontraremos a razão mais incrível a se questionar. No sonho, como já citamos, você não percebe diferença alguma da realidade, claro que os fatos durante uma ilusão são mais nebulosos ou indefinidos por completo, mas você não sabe que está dormindo. Eis a questão, podemos achar que estamos vivendo quando na verdade estamos dormindo em sono e SONHO. Como diferenciar, podemos ser um sonho dentro de um outro sonho muito maior e assim vai.
A realidade mais REAL é claro que é essa que você está lendo isso, mas oque seria mais real pra você. O estado perfeito dos 5 sentidos? Isso pode estar sendo criado por uma máquina ou por um estado de coma, você pode estar entubado numa cama de hospital no futuro e tendo uma vida de sonho revivendo sua encarnação anterior, isso nos remete ao espiritismo, mas é plausível.
O famoso filme MatriX é na minha opinião o maior representante da questão cética.Assista e entenderá melhor ainda oque quero dizer com "VOCÊ PODE ESTAR DESACORDADO E VIVENDO DE ILUSÕES". O sonho pode sser um sinal da sua VERDADEIRA VIDA, meditação irá ajudar você nesta busca, empenho e concentração darão-lhe um resultado no mínimo satisfatório.
Como diz o título, porém, esta é uma busca individual, ninguém vai respondê-la para você, mesmo qua a resposta de outrem seja semelhante ou idêntica a sua, quem deve mergulhar na busca é você, faça suas próprias experiências, esqueça o tempo e liberte-se da "Matéria", alcançando somente os sentidos da "Mente". Sua mente pode estar sendo controlada ,ou melhor dizendo, "INTERCEPTADA" por cabos ou seu próprio inconciente. Procurar provas que te façam reforçar a idéia dessa nossa "subvida" lhe servirão de apoio em todos os momentos.
As provas estão debaixo do nosso nariz, perceba-as no seu dia-a-dia e questione-as.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home